Ninfoplastia | Cirurgia dos pequenos lábios
O termo cirurgia íntima é utilizado para definir alguns procedimentos cirúrgicos que buscam reparar e melhorar o aspecto estético do órgão sexual feminino .
Antigamente era um tabu, mas hoje são realizados cada vez mais procedimentos de cirurgias íntimas em mulheres que se sentem incomodadas com sua aparência íntima e ganha força devido ao alto grau de satisfação das pacientes e com excelentes resultados.
Entre os incômodos da hipertrofia de pequenos lábios estão a aparência íntima e a dor, pela compressão local, na utilização de calças justas ou biquínis, prática de alguns esportes e na relação sexual.
Outros nomes para o procedimento
Labioplastia, ninfoplastia, cirurgia íntima feminina ou cirurgia de redução dos pequenos lábios da vagina.
Anestesia
Pode ser feito com anestesia local com ou sem sedação, anestesia raqui ou peridural com sedação simples.
Ninfoplastia
A cirurgia plástica dos pequenos lábios existe para corrigir essa distorção da anatomia local. O cirurgião retira excesso de pele e mucosa dos pequenos lábios e, em seguida, realiza a sutura através de pontos absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente. As cicatrizes costumam ser discretas. Trata-se de um procedimento cirúrgico de baixa complexidade, que dura, em média, uma hora.
Tempo de internação
Por se tratar de uma cirurgia simples, a paciente pode ir para casa no mesmo dia.
Complicações
Podem ocorrer, apesar de muito raras : infecção,hematoma, deiscência (abertura de pontos).
Pós-operatório
A região pode ficar sensível por alguns dias, apresentando desconforto mínimo. Não existe qualquer perda de sensibilidade, os cuidados pós-operatórios consistem em higiene rigorosa, usando sabão líquido anti-séptico e abstinência sexual.
Segue abaixo uma obra de arte para que as pacientes entendam que existem diferenças nas genitálias de cada mulher e a cirurgia é importante para dar uma melhor aparência à estética íntima.
Obra de Arte
A galeria Hay Hill, de Londres, inaugurou recentemente a exposição Skin Deep com obras do escultor Jamie McCartney. Dentre as obras está O Grande Muro de Vaginas (The Great Wall of Vagina). Durante quatro anos o artista inglês realizou moldes em gesso de órgãos genitais de 400 mulheres.
Em O Grande Muro de Vaginas, Jamie McCartney propõe uma reflexão para muitas mulheres conhecerem as diferenças de aspectos do órgão genital.